terça-feira, 14 de junho de 2011

O valor do trabalho manual

Vocês já pararam para pensar no valor de um trabalho artesanal? Aquele que é feito manualmente, sem produção em massa, e até mesmo produzido com exclusividade? Pois é, muitas vezes essa arte não tem seu devido valor. Na maioria das vezes uma pessoa quando vê o preço de um trabalho artesanal pensa: "Nossa tudo isso! Mas foi a própria pessoa que fez....Elas não têm a consciência do trabalho e do tempo que se gasta para produzir uma peça. Para ser um artesão é necessário talento e dedicação, ter sensibilidade e paixão. E é justamente isso que torna um trabalho feito à mão diferenciado dos produtos industrializados. Quem dá um presente artesanal, além de apoiar e valorizar o artesão, está dando carinho e atenção para quem é sempre especial.

2 comentários:

  1. Fê Lobão,

    Conheci o seu blog hoje e gostei do seu engajamento pela valorização do trabalho manual. Sou artesã e a tempos luto por isso!

    Muita pessoas ao analisarem o valor de um trabalho manual só levam em conta o preço da matéria-prima! Esquecem de tudo mais envolvido no processo de produção de uma peça. O triste é que com a concorrência entre as(os)artesãos a quem se preste a fazer (ou tentar) a um preço irrisório uma imitação de uma peça que levamos um tempão desenvolvendo achando que é vantagem e quem muitas vezes toma prejuízo é o próprio cliente que acaba levando uma peça "meia-boca".
    A valorização do trabalho manual tem que partir primeiro de nós artesãos! Quando começarmos a trabalhar unidos conseguiremos que percebam o real valor do ARTESANATO!

    Sucesso!

    Márcia Elane Vieira

    Querendo conhecer um pouco mais o meu trabalho fique à vontade: https://www.facebook.com/ARTEIDEIASECORES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, vamos continuar lutando pela valorização do trabalho manual. É uma pena que muitos não pensem dessa forma.
      Seu trabalho é muito lindo e delicado.
      beijos.

      Excluir